Viagem à Palestina - Prisão a Céu Aberto



Tem planos para sexta? Que tal o lançamento da obra "Viagem à Palestina - Prisão a Céu Aberto", de Adriana Mabilia, que terá lugar no Café Literário Chiado Lisboa pelas 18h00.

Viagem à Palestina é uma fascinante reflexão política de alguém que viveu bem de perto a realidade dos conflitos na região, sem estereótipos. O texto traz o equilíbrio perfeito entre o sentimento diante do inusitado e a perplexidade que desperta o medo. Uma reportagem que levanta as mudanças da vida do cidadão palestino obrigado a viver com a ocupação militar. A autora destaca a importância do papel da mulher palestina, que além da violência natural do conflito, ainda enfrenta o desemprego, a pobreza e a distância do marido, que luta no pelotão de resistência.


"Adriana não poderia simplesmente ficar em São Paulo denunciando os abusos do poder que, aliás, aparecem da mesma forma em toda e qualquer parte do mundo? Sem dúvida nenhuma, mas esse é justamente um dos méritos de seu livro: a luta pela libertação do povo palestiniano se identifica, de certo modo, com a luta de outros povos e se torna internacional. Mas por outro lado, Adriana Mabilia também mostra as particularidades de como é viver em um território sob a ocupação militar, com destaque para os famosos checkpoints".
(Reginaldo Mattar Nasser - Professor de Relações Internaci onais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Comentários